Passaram por aqui:

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Trickster - o arquétipo infantil

O Trickster (trapaceiro, prega-peças, malandro ou brincalhão) é uma figura que segue seus instintos básicos e rompe com as normas estabelecidas, às vezes de forma mal-intencionada, mas normalmente e ainda que involuntariamente, com efeitos positivos.  Geralmente são engraçados, cômicos, patéticos e considerados sagrados. Oscilam entre a astúcia e a tolice, e muitas vezes são também heróis civilizadores.  Exemplos de tricksters nas mitologias do mundo: Mercúrio na mitologia romana, Hermes na mitologia grega, Loki na mitologia nórdica, Macunaíma na mitologia brasileira, Exu na mitologia iorubá e Wakdjunga na mitologia Winnebago. Animais também representam os tricksters: Coelho, Coiote, Corvo, Pica-pau, Ratos e Esquilos. Para Mircea Eliade: o Malandro, por sua característica de burlar os limites, é frequentemente andrógino e pode mudar de gênero e de forma, alterando seu papel sexual. Para Jung: tal simbolismo se refere à harmonização psiquica de Animus e Anima (imagens internas da Psique para Masculino e Feminino), dinâmica importante no processo de individuação. Este é o Arquétipo mestre de SagaS.
Crédito de Imagem: Hyraxattax.



2 comentários:

  1. Podemos dizer então, que esta figura também está representada na Comedia Dell Arte pelo Arlequim, que usa de sua malandragem para desenvolver a arte da sobrevivência?!
    Sendo assim, nos contos brasileiros, podemos destacar também o João Grilo, personagem do "O auto da compadecida" que graças a sua exibição no cinema e na televisão, se tornou o trickster mais popular de nossa cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E também em outros personagens da Commedia dell'arte. Assim como em desenhos: Pica-Pau, Pernalonga, Coiote e Papa-léguas, no seriado do Chaves, na figura do Saci e em muitos outros.

      Excluir